Exercícios de Escalas Maiores

Exercício de escalas são uma ótima base técnica para tocar músicas e o músico deve fazer delas uma prática diária. Existem várias e fazê-las tomaria muito tempo por isso o melhor é fazer as que se aplicam a sua necessidade.Publico aqui escalas básicas para tuba com sequência de meio tom de uma escala para outra.
Você pode optar por tocar de forma aleatória mas é importante tocar todas e se familiarizar com elas.
Observação: são escalas maores!

Bons estudos e muita Música na vida!
Um abraço musical!


8 comentários:

  1. Ricardo
    Eu tocava trombone em dó, troquei para bombardino em sí. O dedilhado mantém o mesmo, ou passo a dedilhar em sí bemol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dedilhado não é o mesmo mas, se você quiser mante-lo deverá transportar uma segunda maior acima das partituras que você for tocar!

      Excluir
  2. Esse dúvida foi gerada, pq logo q comprei o bombardino. Comecei a treinar a escala em sí, mais o instrutor disse para desconsiderar, manter o mesmo dedilhado da escala em dó. Estou mantendo, mais percebo, uma diferença. Parece uma desafinação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom , o instrumento em si soa uma segunda maior abaixo do instrumento em dó!
      Tem sonoridade diferente e você deverá se acostumar com o tempo e prática.
      Para tocar mantendo o dedilhado que você citou, o hinário em si bemol é o mais adequado para tocar!

      Excluir
  3. A paz de Deus.
    Irmão eu toco tuba em sib e estou adquirindo uma tuba de 4 pistos será que o irmão poderia me enviar a escala pra tuba em sib de 4 pistos.
    Deus abençoe.
    E-mail : angeloblack874@gmail.com
    Que Deus te abençoe e guie seus passos em todos os teus caminhos.

    ResponderExcluir
  4. Deus o abençoe muito meu irmão....

    ResponderExcluir