Tamanho de tubas


As tubas podem ter vários tamanhos e afinações e isso tem despertado muitas dúvidas e questionamentos.
Um dia desses uma pessoa leiga em música me perguntou o porquê de um músico tocar uma tuba tão grande e afirmou até que o músico queria se mostrar para os outros.
Cada tamanho de tuba é construindo de acordo a necessidade e perfil de cada músico tubista.
Tubas para solos geralmente são em FA ou em MI Bemol por serem de natureza aguda e, para grandes formações musicais são usadas as Tubas em SI bemol ou DO. Pode existir exceções? Sim mas, o que já foi descrito aqui é uma regra geral.
Os tamanhos São 3/4, 4/4, 5/4 e 6/4. Podem ter de 3 a 6 pistos ou rotores. As tubas de 3/4 são pequenas e 4/4 são medianas e são úteis para tocar em formações medianas. As outras tubas para formações grandes são mais adequadas.
Existe ainda muita confusão entre tamanhos e calibres!
É importante frisar que tamanho de tuba é algo muito pessoal e depende do gosto do tubista.
Se o tubista gosta do instrumento, se sente confortável e toca bem é o suficiente para desenvolvimento de um bom trabalho.
Deixo o espaço aberto para comentários e fico a disposição para tirar dúvidas!
Continuação dessa postagem http://ricardotubista.blogspot.com.br/2012/03/tamanho-de-tubas-ii.html#comment-form
UM ABRAÇO MUSICAL!!!!

319 comentários:

  1. Eitha! Muito bom post!

    Só queria saber, o tamanho da tuba influencia na tessitura dela, ou a extensão é a mesma?

    Todas as partes de tuba são lidas em clave de Fá?

    A clave é oitavada (como no violão, flauta doce, contra-fagote ou contrabaixo, que soam com uma oitava de diferença)?

    No mais é só isso!
    Muito obrigado.

    Guilherme Mateus
    Músico.

    ResponderExcluir
  2. o tamanho da tuba influencia no volume de som no grave ou no agudo. Quanto a tessitura a afinação da tuba isto é as tubas em dó e si bemol são mais graves que em fá e mi bemol!
    A clave usada na escrita é a de fá e na tessitura normal!

    ResponderExcluir
  3. apdD meu caro!

    gostei do post!

    que vc acha de tocar tuba oitava acima ou abaixo na CCB? algumas pessoas falam q nao deve.
    e sobre improvisos nas tocatas? rsrs sei do ensinamento faça algum comentario no seu conhecimento musical se possivel.
    sou leigo em musica.

    Ir Marciano
    enc. Local Sao Domingos - Ba

    ResponderExcluir
  4. Amem querido irmão!
    A parte do baixo na harmonia é livre o uso de oitavas desde que seja coerente e você seja único baixo tocando na orquestra. Havendo 2 bombardões ou tuba é bom tocar de forma igual. Quanto a improviso em tocatas o importante é que você se sinta ben tocando independente se é improviso ou não. Em um culto tem que ser tocado o que esta escrito. O importante é não ser dado a exageros!Espero ter ajudado, um abraço musical

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber a real diferença entre pistos e rotores....

    ResponderExcluir
  6. irei publicar um artigo falando da diferenças entre pistos e rotores, um abraço musical

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu tenho 15 anos e sou da CCB, estou com uma dúvida eu apesar de ter 15 anos sou pequeno tenho apenas 1,50 de altura, será que eu tenho condições de tocar um bombardão?, e outra coisa, na minha igreja já tem dois bombardões e muitos instrumentos que fazem o soprano, será que mais um bombardão não iria interferir ou atrapalhar não?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  8. Dá para tocar tuba sim, o ideal seria uma tuba 3/4 mas o importante que para tocar tuba é a técnica independente da sua estatura, idade ou do tamanho do instrumento. Com técnica da para tocar com até mais bombardões. um abraço musical!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado!Agora gostaria de saber o seguinte, eu estou pensando em comprar um bombardão da weril 3/4, o que acha? é bom o instrumento, e seria fácil de me adaptar a ele?

    ResponderExcluir
  10. Eu já toco trompete, mas quero mesmo é tocar bombardão, com o conhecimento que tenho sobre embocadura e dedilhado, seria possível iniciar os estudos com o bombardão?

    ResponderExcluir
  11. E essa tuba: http://www.tritons.com.br/pt_BR/Tuba-¾-em-Sib-(bombardao)-TUB_670-_-EAGLE/
    o que acha?

    ResponderExcluir
  12. olá william, vc pode sim iniciar os estudos na tuba, levando em consideração que vcja toca trompete realmente ajuda um pouco na digitação mas você deve se adaptar a tessitura e a embocadura que são diferentes do trompete. Não conheço a tuba eagle e não posso te dar referencia se é boa ou ruim. Espero que você compre uma boa tuba e tenha um bom professor,Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  13. Tocar tuba é mais simples do que tocar um saxofone por exemplo? e a adaptação a embocadura e a tessitura? eu me adaptei rapidamente com o trompete.
    Me dá uma luz.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Tocar qualquer instrumento musical é simples para uns e complicado para outros. para tocar tuba sustentar uma nota logo da primeira vez é difícil para muitas pessoas mas tirar som não é complicado. quanto a outros instrumentos cada um tem sua caracteristica de adaptação. O importante é estudar corretamente e de preferência com um bom professor!

    ResponderExcluir
  15. Irmão você tem certeza que tenho condições de tocar tuba? acredita que em quanto tempo estaria tocando? levando em consideração que tenho aula de música na minha comum 2 vezes na semana, meu professor e encarregado da orquestra é tubista e especialista, dos melhores da região, e que já sou trompetista, tenho noção de embocadura e dedilhado, obrigado.
    A Paz de Deus em seu coração!

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma dúvida, todas as tubas 3/4 são do mesmo tamanho? eu sei que as da weril são mais compactas, mas o tamanho e o peso é o mesmo?

    ResponderExcluir
  17. Outra dúvida, eu toco trompete em dó, se eu pegar um bombardão em sib, muda alguma coisa na leitura de partituras, dedilhado ou embocadura?
    As tubas 3/4 são padronizadas? todas do mesmo tamanho? sei que há algumas mais compactas, mas e então?

    ResponderExcluir
  18. ola Alex, muda sim!!a digitação básica é a mesma porem você tocará lendo na clave de fá e se a partitura não estiver transcrita para siB você terá que tocar um segunda acima. A embocadura não a mesma até pelo tamanho do bocal. As tubas tem uma caracteristica interessante de não ter padrão definido mas geralmente uma tuba 3/4 tem tamanho médio. O diâmetro dos tubos das tubas conta muito tambem

    ResponderExcluir
  19. olá william todas as tubas 3/4 são de tamanho médio, as da werill de 3 pistos realmente são pequenas e quanto ao peso depende do material empregado na construçao da tuba e do fabricante do instrumento

    ResponderExcluir
  20. william quanto ao desenvolvimento musical´. isso é de carater individual e depende muito de como você estuda, se você se esforçar de forma correta terá bons resultados.

    ResponderExcluir
  21. Então é melhor comprar um da weril, já pela minha estatura, certo?

    ResponderExcluir
  22. Que bocal você me indica? sei que depende muito da musculatura facial e da arcada dentária, eu por exemplo uso aparelho, mas não tenho dificuldade alguma para tocar, eu me dou bem com todos os bocais, quero que me indique um que seja mais fácil de tirar um som bonito e também de segurar os tempos das notas.

    ResponderExcluir
  23. há vários bocais , você deve usar o que melhor se adaptar, quanto a som bonito isso depende mais de estudo do que do instrumento. Quanto a tuba vc deve comprar de acordo onde você vai tocar.

    ResponderExcluir
  24. Agora leve em consideração que eu toque um bombardino, ao pegar um bombardão eu já estaria digamos assim quase pronto para toca-lo? pois a embocadura é parecida, os dois em clave de fá. Entendo que haveria de ter mais estudos para adaptação a tessitura, mais mesmo assim o que acha?

    Eu gosto muito da voz do soprano na igreja, mas o contralto e o baixo são extremamente lindos, na verdade acho que soprano, tenor, contralto e baixo se completam.

    ResponderExcluir
  25. é possivel, eu toco bombardino e tuba porém levei algum tempo para me adaptar. Na verdade ja fiz até soprano na tuba, isso depende de treinamento, da para fazer qualquer voz na tuba respeitando a tessitura é claro, o importante é tocar bem sempre

    ResponderExcluir
  26. Me diga quais são os hinos da CCB que tem o baixo mais complicado, por favor.
    A Paz de Deus em seu coração!
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  27. amem irmão!Os hinos da CCB não são dificeis apenas alguns tem caracteristicas em que a falta de entrosamento da orquestra pode dificultar não só o baico como as outras partes exemplo: o 420 no côro é bonito mais o baixo em algumas regiões coostuma tocar em andamento diferente do soprano, o mesmo para o 249. Tem hinos em que o baixo recisa ser tocado mais macio e ai tocam muito forte e batido, se o músico for bem treinado e consciente tocará qualquer hino sem dificuldades. O novo hinário sanará muitas dificuldades acredito. Deus abençoe e um abraço musical!

    ResponderExcluir
  28. Eu vi que a extensão da tuba alcança do fá1 ao ré4 o que signifca isso?

    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  29. na escala geral cada oitava tem uma numeração por exemplo o dó2 fica no 2º espaço do pentagrama na clave de Fá e oitava abaixo se chama dó1 que é na 2ªlinha suplemntar inferior. Quanto a extensão de que vc esta falando não preocede, a tuba em si bemol vai do fa-1 até o si bemol 2, em tubas diferentes isso pode mudar, a tubistas que tem embocadura para ultrapassar limites

    ResponderExcluir
  30. Resolvi comprar uma tuba weril 3/4 irmão, mas preciso de mais umas dicas, o que acha do bocal arnold jacobs ouro solo? e muito obrigado pelos conselhos.
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  31. E o que acha dessa tuba: http://www.tritons.com.br/pt_BR/Tuba-Sib-3/4--(Bombardao)-JUPITER-_-JCB378/

    Parece bem compacta não? e também com um sistema de maquinário removível, o que acha?

    ResponderExcluir
  32. Sou eu o William, é que tive uns probleminhas com a outra conta e estou usando a de uma colega, mas breve volto com a outra.
    Deus te abençoe!
    A Paz de Deus no coração!

    ResponderExcluir
  33. o bocal arnold jacobs original que eu conheço é um bocal muito grande ara sua tuba podendo ocorrer prblemas de afinação. o bocal 12 da Bach é um bocal médio pode ser interessante. O ideal é um bocal que vc goste. Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  34. O meu professor também me indicou uma tuba da júpiter modelo jcb378, ele disse que é um instrumento muito bom também, na mesma faixa de preço do da weril, mas segundo ele é um pouco melhor e é muito bonita também.
    O que me diz?

    Deus o abençoe!
    A PAz de Deus!

    ResponderExcluir
  35. Amem,Se ele indicou essa tuba ele deve conhecê-la e pela marca deve ser boa. Nunca toquei uma tuba jupter. conheço um amigo de SP que ja tocou e gostou!Posso saber quem é seu professor?Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  36. Meu professor se chama Antônio Reginaldo Siqueira e é encarregado de orquestra da minha comum, ele também é conhecido como "Regim" e é músico há muitos anos, já tocou muitos instrumentos e hoje é tubista dos melhores que conheço.

    ResponderExcluir
  37. Você me disse que já tocou soprano na tuba, com certeza o senhor que já tem alguns anos de experiência o consegue com facilidade, pois são poucos que o fazem, a embocadura cansa, controle do ar, precisão é muito difícil.
    Parabéns mesmo!
    A Paz de Deus!

    ResponderExcluir
  38. amem, saude seu professor encarregado, convide-o a acessar meu blog como os músicaos e organistas da sua região. Ja toquei muitas vezes bombardino só com a irmandade e ja aconteceu poucas vezes com a tuba, foi uma experiência boa, melhor mesmo é tocar com a orquestra completa. com treinamento adequado da para tocar sem problemas

    ResponderExcluir
  39. rsrsrs, há sempre espaço para uma mulher tubista!!!

    ResponderExcluir
  40. queria saber se a tuba 4/4 tem o mesmo som da 3/4

    ResponderExcluir
  41. é natural que qualquer músico que tocar as duas tubas sentirá a diferença entre elas!!!

    ResponderExcluir
  42. Tenho 1.70 de altura tenho 15 ano sabe me dizer se tenho condições de tocar uma Tuba 4/4 da weril ""OBRIGADO"""

    ResponderExcluir
  43. Não posso afirmar se você tem ou não condições de toca tuba porém posso te dizer que se possui as qualidades descritas no seu comentário é possivel tocar o instrumento. um abraço musical!

    ResponderExcluir
  44. sim eu acho eu peso 67 quilos com 1.70 de altura obrigado DEUS abençoe

    ResponderExcluir
  45. apdD queria saber se a tuba 4/4 é mais grave as notas do que as 3/4 ""obrigado"""

    ResponderExcluir
  46. amem,gostaria que vc se indentifica-se, a tuba 4/4 facilita mais sonoridade no grave do que a 3/4
    por que as notas são as mesmas basta as duas terem 4 pistos ou rotores

    ResponderExcluir
  47. APDD! O IR. PODERIA ME EXPLICAR COMO FUNCIONA O "CALIBRE" DAS TUBAS ?

    ResponderExcluir
  48. APDD IR. OBSERVEI ESTE SITE "PALACIO DAS TUBAS" QUE ESTA EM DESTAQUE NO BLOG. O IR. ENCOMENDA TUBAS DESTA EMPRES ? GOSTARIA DE SABER POIS MINHA TUBA FOI ROUBADA...
    DEUS ABENÇOE

    ResponderExcluir
  49. o site palácio da tuba é português e é interessante, o calibre da tuba influencia o som,quanto mais largo realça os graves,o contrário realça mais os agudos.

    ResponderExcluir
  50. APDD irmao!

    To procurando uma tuba 5/4 que marca o irmao me recomenda? (Weril ou Yamaha)?

    Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir
  51. IRMAO A PAZ DE DEUS ESTOU QEURENDO COMPRAR UM BOMBARDAO OU TUBA SO QUE ALGUNS IRMAOS ME FALARAO QUE A DIFERENÇA DE UM PARA O OUTRO E QUE A TUBA TEM APENAS UMA NOTA A MAIS,MEU INTERESSE MAIOR E A TUBA AÌ GOSTARIA QUE O IRMAO ME EXPLICASSE POIS ESTOU COM DUVIDAS SOU LEIGO NO ASSUNTO, DEUS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  52. A paz de Deus!
    O que o irmão diria sobre as tubas da marca Miraphone ? São tão boas assim como dizem ?

    Deus Abençoe

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  53. A tuba e o bombardão são os mesmos instrumentos difereindo apenas de larguras e tamanho com 4/4, 3,4 e etc. Gerelmente os irmãos chamam de tuba a de tamanho 4/4 ou tuba sinfônica da weril! O que pode dar mais alcance de notas é o 4º pisto ou rotor. Mais dúvida é só perguntar!

    ResponderExcluir
  54. A marca miraphone de tuba é conhecida como boa, porém tem surgido muitas tubas miraphones falsas, é bom ter cuidado, é bom tocar a tuba antes de comprar!

    ResponderExcluir
  55. A Paz de Deus!
    Irmao, eu gostaria de saber se existe uma diferença sonora nas tubas de acordo com a marca? e também sem levar em conta o preço, entre a marca weril e yamaha, qual a mais 'recomendada'(que seja melhor) pra tocar na igreja?
    Deus Abençoe!

    ResponderExcluir
  56. Amem,sim,existe diferenças entre tubas de marcas diferentes, muitas vezes até da mesma marca!!!!
    Dá para tocar com as duas tubas na igreja sem problemas,o importante é vc gostar do som e tocar bem!

    ResponderExcluir
  57. irmao a paz de Deus, a tuba no qual eu estou interessado e uma modelo j981 da weril minha, duvida maior e se tem uma nota ou oitava a mais,acima ou abaixo?? DEUS ABENCOE

    ResponderExcluir
  58. amem,o tamanho da tuba influencia no som e não em nota amais ou a menos. Quanto maior a tuba mas clareza nos graves. Quanto menor clareza nos agudos!

    ResponderExcluir
  59. Andeilson,amazonas...paz ir.
    comprei uma tuba dolphin,foi uma boa compra?
    DEUS ABENÇoe...

    ResponderExcluir
  60. amem, ja toquei uma tuba dolphin de 4 pistos e achei razoável, se você estudar com seriedade tocará bem independente da marca de tuba. Dê uma olhada no meu artigo que fala sobre tuba:

    http://ricardotubista.blogspot.com/2009/06/o-que-e-mais-importante-tuba-ou-o.html#comments

    um abraço musical!

    ResponderExcluir
  61. A paz de DEUS ,em primeiro lugar eu gostaria de dizer que eu gostei muito desse trabalho que vc realiza. Eu toco uma tuba 3/4 de 3 pistos da weril e estou com desejo de trocar por uma 4/4 de 4 pistos,vc poderia me dar alguma dica ou me indicar um bom metodo,pois eu queria aprender todos os recursos que o quarto pisto pode me oferecer, desde ja DEUS abençoe !

    ResponderExcluir
  62. amem,grato por saber da utilidade do blog, vc pode contribuir tambem divulgando entre musicos e organistas da sua região, existe o método almeida dias . para ter estudos avançados sugiro EBBY´S e Embouchurie studies, o 4º pisto é auxilio de afinação e equilibrio de notas graves

    ResponderExcluir
  63. A paz de Deus!
    O ir. conhece ou tem alguma dica para me dar sobre tubas da marca "Selmer Bundy" três pistos ? Seria de boa qualidade ?
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  64. AMEM, NÃO CONHEÇO ESSA TUBA,PODERIA AJUDAR MELHOR SABENDO QUAL É A PROCEDÊNCIA DESSA TUBA, SELMER É MARCA CONHECIDA MAS AQUI NO BRASIL NÃO CONHEÇO ALGUEM QUE TEM ESSA TUBA.

    ResponderExcluir
  65. http://www.tritons.com.br/pt_BR/Tuba-Sib-%C2%BE-Compacta-4-Pistos-_-Weril-_-J690-C/-Estojo/


    Mais uma vez estou aqui para perguntar, essa tuba é de boa procedência? e quanto ao tamanho dela é como o tamanho das outras tubas 3/4 compactas da Weril de 3 pistos?

    ResponderExcluir
  66. ESSA TUBA TEM GARANTIA DE FABRICA, E PARECE QUE ELA É DO MESMO TAMANHO OU MAIOR UM POUCO, DA PARA TOCAR E ESTUDAR, ANTES DE COMPRAR VERIFIQUE A DISPONIBILIDADE NA LOJA!

    ResponderExcluir
  67. --- queria eu comprar um Bombardão 4/4 da weril, eu tenho 1,90 e tenho 20 anos, sera que com a sua experiencia como músico renomado posso conseguir tocar um bombardão dessa estrutura 4/4.

    SOU: Eduardo ... ---

    ResponderExcluir
  68. sim, tranquilamente Eduardo! um abraço musical!

    ResponderExcluir
  69. Appd irmão .. Tudo bem ?
    Eu tenho uma dúvida, eu quero comprar uma tuba 5/4 calibre 21 mm, mas eu quero saber o quanto e oq o calibre enfluencia em uma tuba ? muito grato ..
    abrçs

    ResponderExcluir
  70. Amem, quanto mais larga for a tuba mas clareza e facilidade tem para ter um som grave e cheio porém no médio e agudo é mais trabalhoso para tirar notas. Deus abençoe e um abraço musical!

    ResponderExcluir
  71. ApdD! Eu estou querendo comprar uma tuba para tocar aqui na minha comum (Chapadinh-MA)e queria saber se a tuba dolphin 3/4 3 pisto é boa de som, ou ao menos razoável? Aqui na região não quase nenhum instrumento desses.

    ResponderExcluir
  72. amem,ja toquei uma tuba dessa e achei interessante, da para tocar sim!Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  73. a paz de Deus
    e queria saber a escala da tuba em mi bemol
    3 pistos

    ResponderExcluir
  74. amem, vou publicar a escala de tuba mi bemol!Deus abençoe e um abrço musical!

    ResponderExcluir
  75. ola amigos, na parte de cima a direita encontra-se um link para escalas e digitação para tuba!

    ResponderExcluir
  76. Como poderei limpar o meu bombardão,,, tem algum produto especifico?, pois não queria deixa-lo manchado e queria sempre conservar o seu jeito de novo. me tira essa duvida...

    SOU: Eduardo ...

    ResponderExcluir
  77. para limpar o instrumento água e sabão neutro é suficiente. A flanela deve ser limpa com o cuidado de não deixa-la cair no chão onde pode adiquirir grãos de poeira arranhando o bombardão

    ResponderExcluir
  78. Olá show apdD, tudo bem!?
    Então, tenho uma Weril J981, Já toco a mais ou menos 5 anos. Ao passar do tempo com ela fui percebendo que quando necessito de respostas rápidas ela não me atende na maneira desejada. Estou a procura de uma nova tuba que me atenda em sonoridade e em agilidade nas respostas, você teria uma dica pra me passar, uma co-relação entre instrumento, bocal e execução, uso o bocal da Bach 32. Estou de olho no modelo HTBS-50ML da Hoyden, tubas nunca ouvir o som, de sax tem alguns vídeos na internet.
    Valeu se puder da uma dica aí agradeço, Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  79. Amem,poso t informar que a principio um bocal bach adequado para essa tuba seria nº 12 ou 7. Para conseguir uma harmonia entre você e a tuba é necessário um estudo com métodos específicos independente da tuba. Ter uma tuba boa é ótimo.Um instrumento grande proporciona grande sonoridade e um menor mais agilidade. Tudo é questão de adaptação!

    ResponderExcluir
  80. apdd. ir tenho um tuba 3/4 antigo marca armando wenglil,nas notas acima de re ele tem o som bom.
    nas notas baixa de do ate sol grave e muito ruim..ele tem o calibre geral 17mm.campana 34mm.
    mas a calibre do tudel e de 14.70.sera isso que o som grave deixa a desejar..toquei outros tipo veril calibres iguais com som graves superior ao meu..se poderes me ajudar..o que fazer para melhora o som grave.. grato deus abençoe ccb sarandi pr...

    ResponderExcluir
  81. amem,talvez seu instrumeto esteja com vazamento ocasionado por algum furo no metal. A questão de som grave é que para toca-lo bem é necessário boa quantidade de ar e controle de respiração e embocadura. Neste blog tem um post que fala de respiração.
    Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  82. APDD
    Caro Mestre no tocante as marcas de tubas, há variação na tonalidade das notas de uma empresa para outra? pois ouvi a nota LÁ numa tuba WERIL,NY,Suzuki e Holden...apresentaram pequena diferença no metrônomo. Já na igreja parece que está tudo igual. Que poderia ser feito para igualar o som????

    ResponderExcluir
  83. AMEM, Há variação de afinação sim ( não é tonalidade ) no afinador( não é metrônomo )!!!!
    Na igreja é necessário um ensaio de afinação com a orquestra e canto para equilibrar ( igualar ) a afinação!!

    ResponderExcluir
  84. ApdD! gostaria de saber se tens informações sobre o novo método que será padronizado p/ ensinar a tocar Tubas na CCB. O método indicado é o Rubank Elementary. Eu tenho ele aqui p/ disponibilizar p/ download.

    ResponderExcluir
  85. amem, esse método para mim é novidade,se tens favor mandar p meu email e farei análise técnica para compartilhar com quem requerer!Grato e um abraço musical!

    ResponderExcluir
  86. Okay ! me adiciona no msn ou envia email p/ maximusbr@hotmail.com que a gente troca idéia sobre o metodo.

    ResponderExcluir
  87. Um bocal vincent bach 24 AW seria um bom bocal para se usar numa tuba 3/4 weril??

    ResponderExcluir
  88. é um bocal adequado, mas, aviso que bocal é muito pessoal!

    ResponderExcluir
  89. ApdD EU COMPREI UMA TUBA WERIL J981 QUAL É O MELHOR BOCAL PARA ELA

    ResponderExcluir
  90. amem, como sempre digo: bocal é muito pessoal, posso sugerir bocal nº 12 ou 7 da bach ou HELLEBERG

    ResponderExcluir
  91. APDD.. QUERO COMPRAR UMA TUBA SUSUKI 5/4 HOTOR SIB E QUERO SABER SE ESSA MARCA E BOA DE SOM TANTO AGUDO COMO GRAVE?

    ResponderExcluir
  92. Amem, já toquei tubas da marca citada e afirmo que de acordo o músico ela possibilita bastante sonoridade independente se agudo ou grave. Recomendo se possível experimentar o instrumento.

    ResponderExcluir
  93. Ir.Ricardo ApdD, toco uma tuba Weril J981 com bocal Arnold Jacobs standart, mas tenho uma dúvida, existe uma posição correta para colocar o bocal na boca? Para alcançar notas agudas é correto mudar o bocar de posição?
    Deus Abencõe

    ResponderExcluir
  94. Oque o irmão acha das Tubas Hoyden, vale a pena substituir pela Weril ou não?

    ResponderExcluir
  95. Amem,a questão de qual tuba é melhor depende do seu gosto. Elas se equivalem em vários aspectos!
    Quanto a posição do bocal quanto mais centralizado melhor segundo a escola tradicional, tem pessoas que não seguem isso a risca e tocam bem!Toque em uma posição confortável e de boa estética! Neste blog tem uma postagem sobre bocal.

    ResponderExcluir
  96. Irmão, aPdD.....


    Primeiramente parabéns pelos comentários técnicos e muito interessantes que vc desenvolveu aqui..
    Toco um bombardino Weril em dó. Tive muitos conselhos e ótimos instrutores e agora tenho desejo de comprar uma Tuba para ir aprendendo sozinho.. A princípio, gostaria de já comprar uma Tuba a princípio que consideraria muito boa e muito me agradaria ter um conselho de um irmão tão aplicado e consciente no assunto.. A tuba é uma Schiller 5/4 4 rotores. Deus abenções

    ResponderExcluir
  97. Amem,obrigado por suas palavras!Se você gostou da tuba e tocou o importante é estudá-la para tocar bem sem sempre.Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  98. APDD VOU COMPRAR UMA TUBA 3/4 DOLPHIN ACHEI BONITA E UM PREÇO RAZOAVEL O QUE IRMAO ME FALA DELA,EM TERMO DE SOM E IQUAL UM WERIL 3/4?O MAIS GRAVE.PORQUE NAO TENHO CONHECIMENTO COM TUBA EU TOCO SAX TENOR

    ResponderExcluir
  99. eu ja toquei essa tuba e considero útil para tocar. as tubas que vc destacou são similares diferendo apenas do fabricante. um abraço musical!

    ResponderExcluir
  100. tuba amati 3/4 sib reformada dourada o que o irmao me fala dessa marca?

    ResponderExcluir
  101. geralmente essa marca fabrica boas tubas mas coimo é reformada é bom tocar para comprovar!

    ResponderExcluir
  102. qual metodo o irmao me indica para tuba?

    ResponderExcluir
  103. continuaçao da pergunta :metodo amadeu russo ou almeida dias para tuba ?

    ResponderExcluir
  104. Existe vários métodos de tuba com diversas finalidades técnicas!O almeida dias é recomendável para CCB. amadeu russo não é método para tuba.

    ResponderExcluir
  105. PAZ DEUS COMPRO E VENDO TUBAS IMPORTADAS...QUAL VC QUIZER...11 28498794...

    ResponderExcluir
  106. Apdd. O que o irmão acha de uma tuba Conn 6/4 25j para tocar na igreja?

    ResponderExcluir
  107. Amem, da para tocar sim, apenas saliento que se você tocar em uma salinha com um violino terá alguma dificuldade. Se bem que estudando corretamente dá para tocar.

    ResponderExcluir
  108. olá, tenho um bocal yamaha réplica do jim self, agora quero comprar o 7 da bach, existe diferença entre os dois ou não.

    ResponderExcluir
  109. Esse bocal não testei ainda mas o 7 da Bach ja toquei e é um bocal grande que pode ajuda nas notas graves.

    ResponderExcluir
  110. Apdd.O bocal bach 30e é bom para bombardão 4/4 mi bemol.

    ResponderExcluir
  111. Amem,é um bocal que favorece as notas agudas!Pode ser usado também 24 ou 25 que são um pouco maiores!

    ResponderExcluir
  112. Apdd.O irmão poderia me informar,ouço comentarios de que tubas em mi bemol raramente são afinadas,ou depende de uma embocadura firme.

    ResponderExcluir
  113. Amem,no Brasil é difícil achar uma boa tuba mi bemol. Existem tubas em mi bemol boas sim. Dê uma olhada em catálogos de tuba em lojas no exterior!

    ResponderExcluir
  114. Ir.Ricardo ApdD.
    O irmão poderia me informar qual bocal seria viável para um iniciante de tuba weril 3/4 mi bemol,weril ou vincent bach,qual numeração?Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  115. Amem, posso saber o seu nome e de onde é? o Bocal da bach 24 ou 25 pode ser interessante. Contudo afirmo que o uso do bocal é muito pessoal!

    ResponderExcluir
  116. Ir.Ricardo ApdD.
    José Carlos de Votorantim/Sp,eu que me informei sobre bocal para iniciante de tuba 3/4 mi bemol.
    Parabens pela humildade e excelente trabalho que o irmão executa,expert no que faz.Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  117. Amem, prazer em conhecer!Grato pelas palavras. Sempre terei novidades aqui, acesse sempre!

    ResponderExcluir
  118. Olá irmão a paz de Deus!

    gostaria de saber qual tuba é maior.
    A Weril MASter 4/4 ou a nova tuba sinfonica Weril 4/4?

    desde ja agradeço.

    Itabuna, BA.

    ResponderExcluir
  119. Amem,a nova tuba sinfônica tem diferença na posição dos pistos e a campana ( boca )é maior mais o tamanho é o mesmo!Favor participar das enquetes na parte superior a direita do blog.
    Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  120. APPD .ME TIRA UMA DUVIDA ,QUAL TUBA E MAS GRAVE A EM SIB OU EM DÓ . MARCOS DIAS ..APARECIDA DE GOIANIA - GOIAS DE JA AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  121. Amem,a em si si bemol é mais grave 1 tom abaixo. Um abraço musical

    ResponderExcluir
  122. APDD IR RICARDO TENHO UMA TUBA 3/4 WERIL SIB , COM BOCAL BACH 24W , SOU INICIANTE GOSTO MUITO DESSE BOCAL E BEM CONFORTAVEL ,E O IRMAO FALOU QUE BOCAL E UMA COISA BEM PESSOAL ,MAS QUAL BOCAL BACH E MELHOR NO GRAVE PARA TUBA 3/4 WERIL SIB? PORQUE O BACH 24W E PARA ESTUDANTE. MARCOS DIAS ..APARECIDA DE GOIANIA - GOIAS

    ResponderExcluir
  123. O bocal que você usa é um bocal adequado para seu instrumento. Se quiser você pode usar o nº 12 que é um bocal médio, um bocal maior que esse fica desproporcional e deixa o instrumento com afinação baixa!Mais dúvidas é só perguntar!Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  124. A paz de Deus. meu nome é Gutierre,quero comprar uma tuba HTBS-50CL Tuba Sib da Hoyden. 4/4, calibre 21, campanda 375 mm. seria uma boa compra? é uma marca boa ? e qual o bocal mais recomendado para esse modelo de instrumento? fica ai o link para mais informaçoes dela. http://www.hoyden.com.br/site/detproduto.asp?listaproduto=detalhe&id=136 Deus abençoes

    ResponderExcluir
  125. Amem, ja toquei uma hoyden de três pistons e achei razoável,esse modelo que você me enviou o link ainda não toquei!um bocal tamanho médio é aconselhável a princípio!Estou vendendo minha tuba marca Schafer de 3 pistos. Se tiver interessado me mande email.

    ResponderExcluir
  126. A paz de Deus, sou leigo no assunto, e to comprando uma tuba weril em dó, só queria saber se ela é boa.

    ResponderExcluir
  127. Amem, dá para tocar na igreja!Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  128. irmão, gostaria de sua opinião , qual destas tubas chinesas do mercado é mais aconselhavel ? tenho um euphonium dolphin 3+1 , não vi defeitos, mas agora estou querendo comprar um bombardão ou tuba , acho que pra mim que tenho 1.90 mt , deveria ser o 4/4 pra combinar..rsrs

    ResponderExcluir
  129. cadê as tubas chinesas que você falou?Não entendi!Se você gostou da tuba manda som na 4/4!

    ResponderExcluir
  130. IRMÃO RICARDO, QUAL É A TUBA QUER CONSEGUIMOS TER MAIS AGILIDADE COM ELA, É A DE PISTO OU A DE ROTOR,DESDE DE JÁ DEUS ABENÇÕE

    ResponderExcluir
  131. Tanto pisto quanto rotor podem facilitar a agilidade no dedilhado,basta ser lubrificado adequadamente. a agilidade depende do músico!

    ResponderExcluir
  132. appd,o bocal weril 18 e melhor no grave do que o bach 24? e qual e o tamanho do bocal weril 18.

    ResponderExcluir
  133. Amem, antes de responder preciso de duas informações: Quem esta perguntando e qual é a tuba weril?( tamanho e modelo )

    ResponderExcluir
  134. me perdoa. marcos , tuba weril 3/4

    ResponderExcluir
  135. Não precisa pedir perdão, perguntei apenas para poder ajudar, de onde você fala?Não conheço bocal weril com nº 18, o bocal vicent bach 24 é uma boa opção e mais adequado. a diferença de qualidade é grande! Mais dúvidas é só perguntar!

    ResponderExcluir
  136. APPD.IRMAO RICARDO ..TENHO TUBA 3/4 WERIL SIB COM BOCAL BACH 24 . SERA QUE O BOCAL BACH 18 E MELHOR NOS GRAVE DO QUE O 24?POR QUE O 24 E 31,25MM DE DIAMETRO E O 18 E 32,10 MM. O IRMAO JA TEVE EXPERIECIA COM ESSES BOCAL? MARCOS -GOIAS

    ResponderExcluir
  137. sim,o 18 oferece mais facilidade nos graves do que o 24. Lembre-se que se você usar um bocal desproporcional a seu instrumento pode prejudicar na afinação!

    ResponderExcluir
  138. irmao ricardo pela experiencia do irmao o bocal bach 18 ficaria bom para tuba weril 3/4 sib ou desproporcional..me descupa e porque eu nao tenho experiencia no assunto.marcos -goias .

    ResponderExcluir
  139. Sim, o bocal 18 é uma boa opção!é proporcional!Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  140. A paz de Deus,
    Meu nome e João Paulo sou de Uberlandia MG

    tenho uma tuba Hoyden 3/4 Sib toquei uma Weril achei ela mais macia de tocar,
    estou querendo trocar ela por uma tuba 4/4 qual marca vc recomenda.
    Bem que em nossa região os encarregado estão orientando escolher uma 3/4 de 4 pisto não estão liberando as 4/4.
    voce sabe me dizer se tem diferencia de sonalidade entre as duas.
    Pois o recusso da 4 chaves serão essencial no novo hinario.
    Abraço....

    ResponderExcluir
  141. Amem querido irmão!Tuba é questão de gosto.Se não estão liberando a 4/4 é por que tem algum motivo no qual desconheço.Tocada pelo mesmo músico a 4/4 tem tendência a soar com som mais cheio e claro nos graves do que a 3/4. Ter um instrumento de 4 pistos ajuda em recursos. a 3/4 tem a vantagem de ser mais leve tanto para tocar quanto para carregar.Quanto a habilidade não depende de tamanho e sim de educação para tocar.Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  142. marcos dias - aparecida de goiania- goias. tuba 3/4 weril sib APD DEUS irm ricardo.bocal bach 12 ou Bach Megatone Silver Plated 12 qual a diferencia dos dois.serve no meu instrumento?

    ResponderExcluir
  143. Ainda não toquei bocal megatone, o ideal é você tocar os dois e ver o que mais gosta. Lembrando que bocal é algo pessoal!

    ResponderExcluir
  144. marcos dias - aparecida de goiania- goias. tuba 3/4 weril sib APD DEUS irmao me disse que bach 12 serve para meu instrumenro pra me ajudar nos grave ,voce que tem mais experiencia tem um bocal similar ao bach 12 mas barato ou igual que acho no mercado com facilidade?

    ResponderExcluir
  145. me mande seu email e mando endereços de algumas lojas

    ResponderExcluir
  146. marcos dias - aparecida de goiania- goias. tuba 3/4 weril sib meu email e mmdds@hotmail.com

    ResponderExcluir
  147. Para solo qual seria melhor tuba: pisto ou rotor?, e quais as diferenças entre eles?

    ResponderExcluir
  148. tanto faz! o importante é ter os pistos ou rotores em bom funcionamento e estudar o solo!Depende do gosto individual! a manutenção de pisto é mais simples do que rotor!

    ResponderExcluir
  149. apdd! tenho um bombardão 4/4 weril senior em dó porem tenho vontade de tocar uma tuba com 4 pistos pelo valor estou pensando em trocar meu instrumento em uma tuba da dolphin. será que vou me arrepender???? o som de meu instrumento é muito bom tenho medo da dolphin deixar a desejar será que o irmão poderia me ajudar nessa duvida..rsrs obrigado....

    ResponderExcluir
  150. marcos dias - aparecida de goiania- goias. tuba 3/4 weril sib apaz de Deus,ir. me tira uma duvida meu instrumento tem 3 pisto e pega ate fa Sustenido grave , e a mesma 3/4 com 4 pisto pega ate qual nota no grave?e vantagem ter uma 3/4 com 4 pisto?

    ResponderExcluir
  151. Amem Diego, o bom é você tocar o outro instrumento para poder comparar,uma pergunta: a outra tuba também é em DÓ?outra coisa,ter um instrumento de 4 pistos dá mais possibilidades para tocar notas!

    ResponderExcluir
  152. Amem Marcos Dias, é um prazer tê-lo aqui novamente aqui no Blog e nessa postagem. Um instrumento com a 4º válvula de dá mais possibilidade de alcance e afinação. Depois do fa# você pode descer até descer até o dó# grave usando o 4º pisto com mais facilidade. Aproveito a oportunidade para anunciar que darei aulas online, as regras para isso serão publicadas em breve.

    ResponderExcluir
  153. Meu nome é Sandro,sou tubista da CCB Região de Santo Amaro. Toco uma tuba 5/4 04pistos marca King. Pergunta: Tem alguma indicação de lojas nos EUA já que irei para lá no próximo mês e gostaria de trazer uma nova de lá. DEUS abençoe.

    ResponderExcluir
  154. Amem,posso te indicar uma loja do site: http://www.wwbw.com/ la você pode ver e encontrar várias tubas. Se bem que nos EUA tem várias opções de loja.

    ResponderExcluir
  155. ola sou hamilton tenho 15 anos e ja tenho dois anos de tuba mib e agora passei a tocar sib souzafone, vc tem algum site de metodos para mim poder estudar?toco na banda municipal de cidreira, e na banda municipal de balneario pinal,rio grande do sul.

    ResponderExcluir
  156. olá hamilton,existem vários métodos de tuba para tuba si bemol,já vi site que divulga métodos, vou procurar e te digo!

    ResponderExcluir
  157. Olá Hamilton, tenho um amigo que quer mandar o método para você, passe seu endereço!
    Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  158. o que é melhor para um tubista,que precisa de agilidade na execução de notas, pistos ou rotores?

    ResponderExcluir
  159. pistos são mais fáceis de fazer manutenção do que rotores e isso facilita na agilidade porem com a manutenção correta os rotores podem sem mais macios na execução!Isso difere entre marcas e tubistas!

    ResponderExcluir
  160. Vander tenho 13 anos e toco tuba na banda do Corpo de Bombeiros - Joinville,SC - Gostaria de saber o que é melhor para a troca rápida de notas, sem falhas do instrumento: pistos ou rotores? (ambos bem lubrificados)

    ResponderExcluir
  161. Meu caro amigo da vida tubística, é o Vander, deixe eu esclarecer melhor a minha história: eu começei,em 2010, a tocar tuba, nem tive aula teórica pq o prof nao consegia explicar, aprendi lendo os livros. Nos etravamos na sala e escolhiamos o instrumento. Eu ia tocar bombardino, mas um dia eu cheguei atrasado e só sobrou a tuba, entao tive que tocar. Meu prof, que tocava trombone, me observou e viu que tinha facilidade para executar as notas no tuba, entao me colocou na banda. Como nao tinha prof de tuba aprendia com os caras que já tocavam a alguns anos. Eu tive que correr para alcançá-los. Em 6 meses, fiquei igual ao cara que me ensinava. Hoje, 1,5 anos depois, eu, com 13 anos, ajudo os caras, de 17 a 19 anos, que me ajudavam no passado. Hoje estou na banda dos adultos, que tocam grandes e dificeis obras, como as do Jacob de Haan, e para essas musicas, preciso de agilidade na troca de notas e gostaria de saber o que é melhor pistos ou rotores? Eu toco um tuba velho, de 1990, 4/4, de chaves e é ruim de tocar. Uma vez eu li que rotores sao melhores para trocas rapidas, mas tem uma de pistos que é melhor do que a que eu toco, entao eu fico pensando, para mim tanto faz pistos ou rotores, mas eu gostaria mesmo de saber qual é melhor ou se qualquer um dos dois me dara a mesma agilidade

    ResponderExcluir
  162. amigo vander, hoje a noite vou responder sua pergunta com mais detalhe, obrigado por comentar

    ResponderExcluir
  163. Amigo Vander, a questão entre pistos e rotores é que se ambos tiverem com boa manutenção e alinhados( sem empeno ) dá para tocar com agilidade. Naturalmente os pistos são menos complicados e oferecem facilidade de execução mas ja tive instrumentos com sérios problemas por causa da má fabricação dos pistos. Isso também no rotor,hoje temho um bombardino de pistos excelente e uma tuba de rotores que me facilitam na agilidade. A questão é ter a manutenção certa, particularmente gosto de dedilhar nos rotores.

    ResponderExcluir
  164. amigo vander em breve escreverei com mais detalhes esse assunto, quanto a estudos estarei disponibilizando uma boa ferramenta com um chat para aula online,aguarde. Se tiver mais dúvidas continue perguntando

    ResponderExcluir
  165. Muito obrigado. Amanha mesmo vou dar uma geral nas tubas de rotores e de pistos e entao verei em qual me desempenharei melhor. Um abraço. Vander

    ResponderExcluir
  166. eu lavei os dois tubas, um bombardao e um 4/4 de rotores. Os dois ficaram exelentes. os rotores faziam a mudança de notas ficar macia o que nao é bom para o que eu tenho que fazer nas musicas. as semicolcheias e apojiaturas ficam muito "frouxas",entao eu optei pelos pistos que tambem estao exelentes e fazem a mudança de notas ficarem bem firmes. Eu acho que o motivo
    desse resultado é que o tuba 4/4 é muito velho e o bombardao muito novo. Entao vou ficar com o bombardao e segurar melhor os graves na banda!

    ResponderExcluir
  167. pois é amigo, pistos ou rotores é questão de preferência se bem que rotores requer mas detalhes na manutenção

    ResponderExcluir
  168. marcos dias - aparecida de goiania- goias. tuba 3/4 weril sib apaz de Deus, irmao ricardo eu preciso de informacao do bocal bach megatone 12 o irmao ja tocou com algum desse o que o irmao me fala?ou conhece alguem que tem.

    ResponderExcluir
  169. é um bom bocal,tocá-lo pode ser uma boa experiência!

    ResponderExcluir
  170. Olá amigo, é o Vander. Meu instrutor diz que meu som é "fanho" e parece forçado, mas eu não forço. O que irmão acha que pode ser? O que o senhor acha de eu tocar bombardino? Será que isso pode mudar alguma coisa? O que o irmão me indica à fazer?

    ResponderExcluir
  171. Bom... O seu instrutor toca tuba?Toca bombardino também?Qual é a tuba que você esta estudando?Depois dessas respostas posso te ajudar.

    ResponderExcluir
  172. Meu isntrutor toca trombone, mas quando pega bombardino ou tuba, também toca bem. Eu estou estudando com um bombardão da weril. Eu uso um bocal 24 AW que é mais confortável na minha boca. Tem uns caras que tocam bem bombardino e quando pegam a tuba tambem tocam bem, ficam com um bom som. Então eu pensei que se tentar o bombardino talvez o som na tuba melhore. Se eu for estudar bombardino será pra tocar bem. O senhor que tem mais experiência com essas coisas talvez possa me ajudar

    ResponderExcluir
  173. O meu Instrutor toca trombone, mas se pegar o bombardino ou a tuba tambem toca bem. Eu estou estudando com um bombardão weril 3/4

    ResponderExcluir
  174. tuba e bombardino são instrumentos distintos e a facilidade de alguns está em tocar a escala dos dois visto que a diferença é de oitava e, na devida proporção a digitação é a mesma.Você deve decidir qual instrumento quer tocar realmente pois há diferença entre tirar som do instrumento e tocar bem. Para tocar bem ´necessário estudo, disciplina e paciência.

    ResponderExcluir
  175. Então, como eu gosto de mais de tuba, eu vou continuar a me dedicar nos estudos de tuba. O irmão tem alguma dica de estudos, de exercicios para fazer com a boca, com o bocal ou com o instrumento, para melhorar o som?

    ResponderExcluir
  176. Neste blog já existem posts sobre o assunto. Em breve mais posts sobre técnicas. Continue acessando e perguntando. Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  177. apdd, querido servo sou louco pra tocar tuba, no momento eu toco violoncello e gostaria de saber quais as marcas boas de tubas, melhor escolha enter pisto e rotor? e que num sejam tão caras..

    ResponderExcluir
  178. amem,existem muitas marcas e recomendo tocar o instrumento antes de comprar, tanto rotor quanto pisto são bons basta estarem bem alinhados e com boa manutenção.qual é sua cidade?

    ResponderExcluir
  179. ApdD .Ricardo como vai meu irmão...?
    Queria te fazer uma pergunta ..sobre pistons de uma tuba..
    Muitos falaram q oleo singer era bom..realmente foi mais com um tempo os pisto começou a ficar pesados e muito ruim para a tecnica dos dedos queria saber se vc sabe algum tipo diferente ou uma outra forma que possa ficar macia a chave..Deus abençoe obg

    ResponderExcluir
  180. Amem,óleo singer é para máquina de costura e afins, existem uma variedade de óleos específicos para pistos e rotores e na sua maioria americanos.Eu tenho alguns a venda. è só mandar email para rictuba@gmail.com
    Um abraço musical!

    ResponderExcluir
  181. ApdD, irmão, estou pra comprar uma tuba, porém a duvida. tenho 2 opções, 1º uma Armando Wengril 3 pistos dó/sib, com uns 30 anos de uso, e a 2º uma tuba New York nova sib, 3 pistos tbem , qual o irmão acharia mais compensativo ?

    ResponderExcluir
  182. amem, essas tubas se equivalem em vários aspectos,pode ser que comprar uma tuba nova seja mais vantajoso. a escolha é sua. um abraço musical!

    ResponderExcluir
  183. apdd meu irmão sou tubista a 19 anos,sempre toquei weril e suzuki,são boas me adaptei bem com elas,me respondem rapidamente,mais comotuba é igual a cabeleireiro,cada um tem o seu,resolvi perguntar a vcs que são experientes,e sinceros,aliás quero parabenizar sua iniciativa de colocar um site esclareçedor como este.estou querendo pegar uma hoyden modelo htbs-50 pl,mesmo tamanho da j981 só que com campana 50mm,calibre 19,5,a marca hoyden é boa??

    ResponderExcluir
  184. Amem,ja toquei algumas tubas dessa marca e acho que equivale a da weril em muitos aspectos. Dá para fazer um som na CCB.

    ResponderExcluir
  185. A paz de Deus meu irmão, eu gostaria que o irmão me ajudasse numa escolha.Eu já toco Tuba aos 14 anos, e já tive vários modelos ex: Bombardão 3/4 e 4/4,afinação (Dó, e Sib e Mib) também Tuba Weril Master a j980 e 680.
    Hoje, eu toco Bombardão em Sib,e sinto que falta alguma coisa ou quer dizer fica a desejar.
    Eu já tive essa Tuba j980 é muito boa, o som é maravilhoso, porém o único detalhe que é um instrumento muito pesado de segurar e no caso da j680 ela é compacta e versátil, o que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem,sonoridade depende mais do músico do que do instrumento.É claro que em uma tuba maior pode ser possível maior potência de som. Um instrumento pequeno é vantajoso para carregar e tocar em pequenas formações musicais!Com estudo correto a sonoridade é possível a qualquer tuba independente do tamanho.

      Excluir
  186. A paz de Deus. Me chamo João e resido em Triunfo PE. Meu irmão, agora você encontrou uma pessoa cheia de duvidas... O fato é que toquei Sax alto durante 10 anos de minha vida pelo fato que quando Deus enviou a mim e a minha família para este lugar não havia músico, então fiz a opção pelo sax.
    Recentemente fiz a troca por um bombardão 3/4 em Dó. Já estou tocando na CCB e tocar o Baixo pra mim não foi difícil pois toco orgão há 15 anos. O fato é que eu acho muito pesado na hora de tocar e acho que tem a ver com o bocal ele é muito largo e fundo. Qual bocal seria o mais indicado para iniciantes.... outra coisa, como quero fazer o teste para mudança de categoria de instrumento estou com o método ALMEIDA DIAS mas não sei qual das partes dele devo tocar(vale lembrar que o instrutor sou eu mesmo), o tubista mais próximo mora a 100km da minha casa então fica inviável.... Me ajude pelo amor de Deus meu querido.... Deus abençõe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amem,quanto a dúvidas isso é normal não se preocupe. Independente do tamanho do bocal ou do instrumento o importante é tocar com a técnica correta. Bocal influi no tipo de sonoridade.No método você deve tocar nas folhas que indicam tuba em dó. Para uma tuba 3/4 é recomendável usar um bocal de tamanho médio. Mais dúvidas?Pode postar aqui!Um abraço musical!

      Excluir
  187. Olá Ricardo, sou musico autodidata, toco desde os 13 anos contra baixo eletrico na igreja, hoje tenho 29 anos, sempre tive vontade de tocar tuba e só agora criei coragem de começar, peguei um sousafone da igreja para tocar nos ensaios da PM instituição que faço parte, o pessoal surpreendeu com as canções que toquei , porem tudo de ouvido, porem tomei gosto pelo "trem" . Tenho algumas perguntas para fazer a você , se possivel gostaria que me respondesse, são elas:
    1- Pretendo comprar uma tuba de quatro pistos que não seja muito cara , estou negociando uma da werill por R$4.200, porem encontrei uma da bach por R$5.000 de tres pisto , qual o custo beneficio , qual voce indica?
    2-Voce conhece algum tubista professor aqui da região de campinas-SP,para me indicar?

    Um abraço meu amigo, meu email é:
    julyanogomes@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, bem vindo ao blog.Que bom que você se interessa pelo instrumento maravilhoso que é a tuba.Você pode responder para você mesmo qual é a melhor tuba se 4 ou 3 pistos e por quê. A marca Bach é famosa mas não conheço o estado de conservação do instrumento por isso deixo ao seu critério!Em Tatuí no conservatório de Música tem professor de tuba.Mais dúvidas é só perguntar.Um abraço musical!

      Excluir
  188. ApdD, meu nome é Marcos e estou comprando uma tuba porem estou em duvida qual eu compro o vendedor tem uma Tuba da Marca: W. Meinl Weston 3/4 4 pistos(reformada) e outra da Marca Dolphin de 4 pistos compacta(nova). Sem levar a questão preço em consideração qual o Irmão me indicaria a comprar?

    ResponderExcluir
  189. qual o bocal de tuba o senhor acha que seria o que faz um som mais bonito? até agora conheço os bocais 18C, 25C, 35C, 24AW, 34BACH.
    O irmão pode me citar os melhores? qual o senhor considera o melhor de todos? (ate os que ñ citei acima)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos esses bocais podem proporcionar um som bonito se você se sentir confortável com algum deles.É interessante que você use o bocal de acordo com o tamanho do seu instrumento

      Excluir
  190. APDD...QUERIDO TUDO BEM????
    ME ESCLAREÇA UMA DUVIDA...
    NUMA ORQUESTRA ONDE SE TEM 3 TUBAS, UMA EM DÓ, UMA EM SIB, E OUTRA EM MIB.TENDO O ORGÃO COMO INSTRUMENTO EM DÓ NATURAL E DANDO O LÁ NATURAL PARA AFINAÇÃO QUAIS NOTAS AS TUBAS EM MIB E SIB PRECISAM DAR PARA AFINAR COM O LA DO ORGÃO E O LÁ DA TUBA EM DÓ..
    ABS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem,na escala natural de cada instrumento deve ser feito o seguinte:
      tuba em si bemol toca a nota si natural, em dó toca lá mesmo e em mi bemol toca a nota fá sustenido!Deus abençoe e um abraço musical!

      Excluir